18 de Agosto de 2021

5 dicas para praticar o consumo consciente no seu dia a dia

É tempo de consumo consciente e o óbvio também precisa ser dito!

Além de democratizar o modelo de produção de energia solar, a Attos tem o compromisso de agir ativamente e propagar ações efetivas para um impacto socioambiental positivo no futuro do nosso planeta.

Confira algumas dicas que podem te ajudar a praticar o consumo consciente no seu dia a dia.

Você já ouviu falar nos 4Rs, né? 

Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, são alguns conceitos de consumo consciente que podemos nos basear para aplicar ações sustentáveis em nosso dia a dia.

Quando pensamos em redução de consumo, muitas vezes relacionamos esse aspecto a renunciar conforto, mas esta ideia não é necessariamente uma verdade.

Repensar e otimizar processos podem reduzir custos e contribuir para a saúde do nosso planeta.

Confira algumas dicas:

1 – Repense antes de trocar ou comprar alguma coisa, e se pergunte: realmente é necessário? Hoje, também há diversas opções de produtos ecológicos e sustentáveis no mercado.

2 – Evite utilizar embalagens ou sacolas plásticas. O uso de ecobags, por exemplo, pode ser uma alternativa. Além de ter múltiplas funções, é um objeto fácil de levar para qualquer lugar. 

3 – Você já separa o seu lixo ou realiza a coleta seletiva? Dentre diversos benefícios, a coleta seletiva permite separação prévia daquilo que pode ou não ser reciclado, evitando a contaminação de resíduos que podem ser reaproveitados e transformados em novos produtos.

4 –  Se possível colete a água das chuvas, ela pode ser utilizada para limpeza, regar plantas, por exemplo. Além de outros benefícios, você reduzirá o consumo e o valor da sua conta de água.

5 – Utilize o máximo a iluminação natural e certifique-se de manter apagadas as luzes em ambientes que não estejam sendo utilizados, sensores de presença são uma boa opção para estabelecimentos comerciais. Aderir e gerar energia através de uma fonte limpa e renovável como a energia solar, também é uma ótima opção.

O consumo consciente, faz bem ao bolso e a saúde do nosso planeta!